Secções
Entrar

Brexit: Bruxelas garante a Londres ainda estar disponível para negociar acordo

19 de outubro de 2020 às 16:48

A posição de Michel Barnier surgiu numa altura em que cabe aos negociadores discutirem o formato das próximas negociações sobre relação futura de Bruxelas e Londres, perante a proximidade do fim do prazo do período de transição.

O negociador-chefe da União Europeia (UE) para as futuras relações com o Reino Unido, Michel Barnier, garantiu hoje ao seu homólogo britânico que o bloco comunitário está disponível para retomar as conversações "sobre todos os aspetos" do acordo.

"Acabei de falar com David Frost. Como indicado pela presidente [da Comissão Europeia], Ursula von der Leyen, na sexta-feira, confirmei que a UE continua disponível para intensificar as conversações em Londres esta semana, sobre todos os assuntos, e com base em textos legais", afirmou Michel Barnier numa publicação na rede social Twitter.

Agora "aguardamos agora a relação do Reino Unido", adiantou o negociador-chefe da UE.

A posição de Michel Barnier surgiu numa altura em que cabe aos negociadores discutirem o formato das próximas negociações sobre relação futura de Bruxelas e Londres, perante a proximidade do fim do prazo do período de transição.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que o Reino Unido devia "preparar-se" para a perspetiva de sair do período de transição no final de dezembro sem um acordo de comércio com a UE.

Pouco depois, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, usou a rede social Twitter para afirmar que, "como planeado, a equipa [comunitária] de negociação" iria a Londres esta semana "para intensificar as negociações".

Também nesse dia, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, garantiu que UE permanece "disponível para continuar as negociações" com o Reino Unido sobre o futuro acordo comercial de Bruxelas e Londres, mostrando-se indiferente ao aviso britânico.

Os principais pontos de discórdia continuam a ser as condições de concorrência entre empresas, pescas e um mecanismo para se revolverem conflitos na aplicação do acordo que a UE exige para desbloquear um acordo que permita o acesso britânico ao mercado único europeu sem impor quotas nem taxas.

O Reino Unido saiu da UE em 31 de janeiro de 2020.

Em conformidade com o Acordo de Saída, é agora oficialmente um país terceiro, pelo que já não participa no processo de tomada de decisão da UE.

Por comum acordo, a UE e o Reino Unido decidiram, contudo, estabelecer um período de transição, que termina em 31 de dezembro de 2020.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela