Secções
Entrar

Bolsonaro oferece camisola do Flamengo a Xi Jinping

25 de outubro de 2019 às 13:35

O presidente brasileiro ofereceu ao homólogo chinês uma camisola do clube de futebol Flamengo, treinado pelo português Jorge Jesus e que esta semana ficou apurado para a final da Taça Libertadores.

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ofereceu esta sexta-feira ao homólogo chinês uma camisola do clube de futebol Flamengo, que é treinado pelo português Jorge Jesus e que esta semana ficou apurado para a final da Taça Libertadores.

"Esse é o melhor time do Brasil na atualidade", afirmou Jair Bolsonaro, que se diz adepto do Botafogo e Palmeiras.

O Flamengo, o maior clube brasileiro, está à frente do campeonato e esmagou esta semana o Grémio, por 5-0, conquistando, 38 anos depois, um lugar na final da Taça Libertadores.

Depois daquele resultado, Bolsonaro considerou que "todo o Brasil é Flamengo" e disse ter a certeza que os 1.300 milhões de chineses vão apoiar a equipa do final do próximo mês, quando disputar a final da Libertadores.

Xi Jinping, que é também secretário-geral do Partido Comunista Chinês, é um conhecido adepto do futebol, e estabeleceu já três objetivos para a China na modalidade: qualificar-se para a fase final do mundial, organizar um mundial e vencê-lo, em meados deste século.

País mais populoso do mundo, com quase 1.400 milhões de habitantes - mais do dobro de toda a União Europeia -, a China ocupa o 75.º lugar do 'ranking' da FIFA, atrás de Cabo Verde, Burkina Faso e muitas outras pequenas nações em vias de desenvolvimento. A única participação do país asiático num mundial foi em 2002.

Dezenas de jogadores brasileiros jogam em clubes chineses e um deles, o avançado Elkeson, tornou-se este mês o primeiro futebolista sem ascendência chinesa a jogar pela seleção da China, ilustrando a nova estratégia das autoridades chinesas de recorrer à naturalização de jogadores estrangeiros para elevar a competitividade da equipa nacional.

O Presidente brasileiro realizou hoje a sua primeira visita de Estado à China, onde foi recebido no Grande Palácio do Povo, no centro de Pequim, com uma cerimónia de boas vindas com guarda de honra, salvas de canhão e os hinos nacionais de cada um dos dois países tocados por uma banda militar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela