Secções
Entrar

Bolsonaro de regresso ao Brasil promete ser "conselheiro daqueles que assim o desejarem"

Débora Calheiros Lourenço 30 de março de 2023 às 20:07

Centenas de pessoas esperavam o ex-presidente no aeroporto de Brasília.

Jair Bolsonaro voltou esta quinta-feira ao Brasil depois de três meses nos Estados Unidos e foi recebido no aeroporto de Brasília por centenas de apoiantes.

Natanael Alves/Partido Liberal/Handout via REUTERS

O ex-presidente de extrema-direita, que não esteve no Brasil para a tomada de posse do seu sucessor Lula da Silva, foi diretamente do aeroporto para reuniões agendadas com o seu partido político.

O governo de Lula da Silva já reagiu à chegada de Bolsonaro considerando que a receção a que teve direito foi um "fracasso" e um exemplo da sua fraca liderança, uma vez que a polícia se tinha preparado para que muitos mais apoiantes estivessem à espera do liberal e estava preparada para possíveis manifestações.

As centenas presentes vestiam roupas verdes e amarelas, cores da bandeira do Brasil e que se tornou no símbolo de apoio do ex-presidente, e tinham muitas bandeiras do país. Na zona de desembarque do aeroporto ouviram-se gritos como "Lula, ladrão, o seu lugar é na prisão", "lenda, lenda" ou "Bolsonaro voltou" e o hino nacional.


Já na sede do Partido Liberal, o ex-presidente fez umaliveonde afirmou que os conservadores controlam o Congresso e que o governo minoritário de Lula não vai ser capaz de "fazer o que quer com o futuro do país". O Folha de São Paulo teve acesso às conversas que ocorreram em Brasília e afirma que o ex-presidente defendeu que o Partido dos Trabalhadores vai estar "por pouco tempo no poder".

Bolsonaro perdeu as eleições no Brasil para o petista Lula da Silva a 30 de outubro de 2022 mas ainda não admitiu formalmente a sua derrota. Jair Bolsonaro foi para os Estados Unidos dois dias antes da tomada de possa de Lula, a 1 de janeiro de 2023. Na altura afirmou que precisava de descansar mas os membros da oposição acreditam que ele pretendia era evitar o risco de ser investigado no Brasil.

Estas investigações legais centram-se em alegados ataques contra o sistema de votação do Brasil e o seu alegado papel nas manifestações de 8 de janeiro, onde os apoiantes de Bolsonaro invadiram prédios do governo à semelhança do ataque ao Capitólio dos Estados Unidos em 2021.

No início deste mês Bolsonaro participou na Conferência de Ação Política Conservadora em Washington, onde questionou o resultado da eleição vencida por Lula e garantiu que a sua missão no Brasil "ainda não acabou".

O futuro
No próximo ano o Brasil vai ter eleições autárquicas e o atual líder do partido Liberal já demonstrou a sua vontade de que seja Bolsonaro a liderar o partido nestas eleições.

Valdemar Costa Neto defendeu que Bolsonaro estava a perder capital político ao permanecer nos Estados Unidos e estima que, com o seu apoio, o partido triplique o número de autarquias. ÀReutersreferiu: "Bolsonaro vai liderar a oposição e viajar pelo Brasil pregando os valores do partido e ajudando o Partido Liberal a crescer".

No entanto antes de entrar no voo que o levou esta quinta-feira de volta ao Brasil, Bolsonaro deu uma entrevista à CNN Brasil onde garantiu que não vai liderar "nenhuma oposição" mas sim: "Participar com o meu partido, como uma pessoa experiente, com 28 anos de Câmara, quatro de presidente, dois de vereador e 15 de Exército, para colaborar com o que eles desejarem, como podemos apresentar-nos para manter o que tiver de ser mantido e mudar o que tiver de ser mudado".

Na mesma entrevista o ex-presidente avançou ainda que não pretende "participar em muita coisa" mas sim ser "conselheiro daqueles que assim o desejarem".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela