Secções
Entrar

Bangladesh condena 16 pessoas à morte por queimarem viva denunciante de assédio sexual

24 de outubro de 2019 às 07:40

Nusrat Jahan Rafi, estudante de 19 anos, foi agredida e queimada após ter apresentado uma queixa por assédio sexual contra o diretor da escola. Morreu quatro dias depois no hospital.

A Justiça do Bangladesh condenou esta quinta-feira 16 pessoas à morte pelo homicídio de uma jovem de 19 anos, queimada viva depois de se queixar de assédio sexual cometido pelo diretor da escola islâmica que frequentava.

Em abril, a morte de Nusrat Jahan Rafi desencadeou protestos naquele país do sul da Ásia.

Os 16 réus, incluindo a professora da rapariga e três colegas da escola, foram julgados desde junho por um tribunal especial no distrito de Feni (sudeste).

"O veredito prova que nenhum assassínio fica impune no Bangladesh. Temos um Estado de Direito", disse o promotor Hafez Ahmed aos jornalistas, após a leitura da sentença, num tribunal lotado e sob fortes medidas de segurança.

Segundo as autoridades, a jovem foi atraída para o telhado da escola em Sonagazi. Os agressores pediram para que retirasse a queixa de assédio sexual que havia apresentado pouco antes contra o diretor da instituição.

Perante a recusa da jovem, foi regada com gasolina e o corpo incendiado. Nusrat Jahan Rafi sucumbiu aos ferimentos cinco dias depois, em 10 de abril, causando um escândalo no país, de 160 milhões de pessoas.

Todos os réus tinham-se declarado inocentes. Oito deles disseram no tribunal que os investigadores os obrigaram a assinar confissões sobre o envolvimento no crime e relataram terem sido alvo de tortura.

Os defensores dos direitos humanos acompanharam de perto o julgamento, num país em que, denunciam, há um crescente número de casos de violação e assédio sexual. De acordo com o grupo de defesa das mulheres Bangladesh Mahila Parishad, apenas 3% dos casos de violação resultam em condenações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela