Secções
Entrar

Ativistas da Greenpeace penduram-se no edifício da União Europeia

12 de dezembro de 2019 às 10:41

28 ativistas escalaram o edifício da União Europeia, em Bruxelas, onde decorre o Conselho Europeu e será discutido o combate ao aquecimento global.

Cerca de 30 ativistas da Greenpeace escalaram hoje em protesto o edifício da União Europeia, em Bruxelas, onde hoje decorre o Conselho Europeu e será discutido o combate ao aquecimento global.

Depois de chegarem num carro de bombeiros vermelho antigo, os 28 ativistas escalaram o edifício da União Europeia, em Bruxelas, onde vai acontecer o encontro, colocarem cartazes e causaram nuvens de fumo preto e branco e "chamas vermelhas" ao mesmo tempo que se ouvia um alarme de incêndio.

Os ativistas - da Alemanha, França, Reino Unido, Bélgica, Áustria, República Checa e Suíça - exibiram um grande cartaz com a mensagem: "Emergência climática".

O diretor do Greenpeace na União Europeia, Jorgo Riss, disse que "o mundo está a pegar fogo e os governos estão a deixar arder".

"O 'Pacto Ecológico Europeu' é um ponto de partida e os governos precisam avançar. Isso significa concordar com uma meta de emissões da UE para 2030 que esteja alinhada com a ciência e acabar com os subsídios para as empresas de combustíveis fósseis, fazer a transição para 100% de energia renovável o mais rápido possível, investir em transportes sustentáveis e economia de energia e restaurar os nossos campos, florestas e oceanos", disse.

A presidente da Comissão europeia, Ursula von der Leyen, apresenta hoje ao Parlamento Europeu, que se reúne extraordinariamente para tal, o plano de combate às alterações climáticas, o "Pacto Ecológico Europeu".

O pacto, que tem entre as suas metas vinculativas o ano de 2050 para se chegar à neutralidade carbónica na União Europeia (UE), irá concretizar-se em propostas legislativas que a comissão apresentará nos próximos meses.

A neutralidade carbónica consiste na redução ao máximo das emissões de dióxido de carbono (CO2) e compensar as que se mantêm com dispositivos de absorção do principal gás com efeito de estufa, como as florestas.

O tema estará ainda na agenda do Conselho Europeu de hoje e sexta-feira, no qual Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela