Secções
Entrar

Ativista LGBTQ encontrado morto no Quénia, onde ser gay é crime

Lusa 08 de janeiro de 2023 às 12:49

Edwin Chiloba tinha 25 anos e também era modelo. Quatro pessoas já foram detidas.

Quatro pessoas foram detidas em relação com o assassínio do proeminente ativista pelos direitos da comunidade LBGTQ queniana Edwin Chiloba, cujo corpo foi encontrado na terça-feira passada mutilado e com sinais de estrangulamento, noticiou hoje a imprensa local.

Edwin Chiloba via Facebook/via REUTERS

Entre os detidos foi identificado um fotógrafo que trabalha em Nairobi, a capital, e possível conhecido de Chiloba.

As outras três pessoas são um primo, um amigo do suspeito e um taxista que poderá ter ajudado a transportar o corpo numa caixa metálica até uma estrada do município de Kapsaret, onde foi encontrado.

O veículo em que o ativista foi transportado foi apreendido pelas autoridades, confirmou o investigador da polícia Peter Kimulwa.

O fotógrafo, um jovem de 24 anos identificado como Jackton Odhiambo e considerado o principal suspeito, permanecerá sob custódia policial nos próximos dias enquanto os agentes tentam esclarecer o motivo do assassínio do ativista e modelo de 25 anos, segundo o jornal queniano The Nation.

O Comandante da Polícia de Kapsaret, John Odhiambo, citado pelo canal Citizen TV, disse suspeitar de que o homicídio possa ter sido resultado de uma disputa sentimental, sem dar mais detalhes.

A organização não-governamental (ONG) Amnistia Internacional lamentou o assassínio e pediu que a investigação seja concluída o mais rapidamente possível, e recordou que Chiloba tinha já sido alvo de ataques no passado.

Segundo o jornal The Star, o corpo vai ser autopsiado na segunda-feira.

No Quénia, as pessoas LGBTQ enfrentam precariedade e discriminação numa sociedade predominantemente cristã e conservadora, onde a homossexualidade é um tabu, como na maioria dos países africanos.

Segundo a legislação queniana, as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são puníveis por lei, com penas de até 14 anos de cadeia.

O corpo de Edwin Chiloba foi encontrado numa estrada na província de Uasin Gishu, no oeste do país.

Edwin Chiloba via Facebook/via REUTERS
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela