Ataque russo num café e numa loja mata 49 pessoas
Entre os mortos está uma criança de 6 anos. Vítimas participavam numa missa. Zelensky reagiu pedindo ajuda para travar o "terror russo".
Um ataque russo matou, pelo menos, 49 pessoas que se juntavam num café para uma missa numa localidade no nordeste da Ucrânia, na região de Kharkiv. Entre as vítimas está um menino de 6 anos, confirmou o ministro do Interior.
Um café e uma loja foram atingidas esta quinta-feira ao início da tarde quando acontecia no café acontecia uma missa que terá juntado muitos dos 330 habitantes da vila de Hroza. O ministro do Interior, Ihor Klymenko, disse na televisão ucraniana que havia pessoas de "cada família, de cada casa" naquela comemoração. "É uma tragédia terrível", afirmou.
Sete pessoas foram encaminhadas para o hospital. Segundo o ministro ainda não era claro se as forças russas tinham bombardeado a aldeia ou disparado um missil. Este parece ser um dos mais violentos ataques russos a uma zona residencial ucraniana em semanas.
A participar na cimeira da Comunidade Política Europeia, em Espanha, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky reagiu dizendo que "o terror russo tem de ser travado". "Estamos a falar com líderes europeus, em particular, sobre reforçar as nossas defesas aéreas, reforçar os nossos soldados, sobre dar ao nosso país proteção contra o terror", disse numa mensagem publicada na rede social Telegram.
Edições do Dia
Boas leituras!