António Guterres e o fumo em Nova Iorque: "Temos de fazer as pazes com a natureza"
Secretário-geral das Nações Unidades partilhou imagem onde é visível o nevoeiro causado pelo fumo dos incêndios no Canadá que se espalhou para o país vizinho.
António Guterres partilhou uma fotografia na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, onde é visível o fumo denso que cobre a cidade norte-americana. O nevoeiro tem como causa os incêndios que lavram no país vizinho, o Canadá e que levou as autoridades a emitirem um alerta de má qualidade do ar em 18 estados dos EUA.
"Com as temperaturas globais a aumentar, a urgência para reduzir o risco de incêndios florestais é crítica. Temos de fazer as pazes com a natureza. Não podemos desistir", escreveu, na partilha que fez no Twitter, o secretário-geral da ONU.
Pelo segundo dia, a costa leste dos EUA está a ser afetada pelo fumo dos incêndios que lavram a norte. O aeroporto de Nova Iorque está a ser obrigado a adiar voos devido à falta de visibilidade e os alertas de fraca qualidade do ar estendem-se de Nova Inglaterra à Carolina do Sul, incluindo ainda parte do Midwest, como Ohio, Indiana e Michigan.
As autoridades aconselham as populações de Nova Iorque e Washington a manterem-se em casa. Outras grandes cidades foram distribuídas máscaras e houve uma corrida à compra de purificadores de ar.
No Canadá, as populações enfrentam fogos florestais que já queimaram 3,8 milhões de hectares e obrigaram 120 mil pessoas a abandonar as suas casas.
Edições do Dia
Boas leituras!