Secções
Entrar

Ex primeiro-ministro do Cazaquistão condenado a 10 anos de prisão

12 de dezembro de 2015 às 11:22

Serik Akhmetov foi condenado este sábado, dia 12, por corrupção numa sentença inédita contra um dirigente de alto escalão naquele país rico em petróleo

O ex-primeiro-ministro do Cazaquistão Serik Akhmetov foi condenado a dez anos de prisão por corrupção, uma condenação inédita de um dirigente de alto escalão neste país rico em petróleo, anunciou este sábado, dia 12, o tribunal.

O tribunal da cidade industrial de Karaganda (centro-este) considerou, na sexta-feira, Serik Akhmetov culpado de corrupção, peculato e abuso de poder, num caso que envolveu mais de 20 pessoas.

O ex-primeiro ministro, que dirigiu o Governo entre 2012 e 2014, apareceu na televisão do Estado a implorar clemência do Presidente Noursoultan Nazarbaïev, ao proclamar a sua inocência.

Ao todo, 17 pessoas foram condenadas, a maior parte funcionários públicos, e outras três foram absolvidas, anunciou o tribunal em comunicado.

A corrupção continua endémica neste vasto país petrolífero governado há quase 25 anos por Noursoultan Nazarbaïev.

De acordo com índice de corrupção da ONG Transparência Internacional, o Cazaquistão ficou classificado em 126.º lugar, entre 174 países, no ano passado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela