Angola. FMI ajuda com pelo menos 500 milhões de dólares
Agência de rating Moody's considera que a ajuda financeira pedida por Angola será positiva. Programa deve ser aprovado no final de Junho
A agência de rating Moody's considera que o Fundo Monetário Internacional deverá aumentar as reservas internacionais de Angola em pelo menos 500 milhões de dólares (cerca de 440 milhões de euros) e que a ajuda financeira é positiva para a análise de crédito. "O programa deverá ser aprovado no final de Junho e é um desenvolvimento positivo do ponto de vista da análise do crédito soberano devido aos elevados riscos externos que o país enfrenta em resultado da queda dos preços do petróleo", lê-se num comentário assinado pela analista Rita Babihuga.
"Um mecanismo de ajuda irá dar a Angola um suporte financeiro muito necessário, aumentando as reservas internacionais em pelo menos 500 milhões de dólares", estima a agência de notação financeira, que tem o rating, já classificado como "lixo", em Perspectiva de Evolução Negativa.
Em declarações à SÁBADO, no dia em que foi conhecido o pedido de ajuda financeiro, o fiscalista Medina Carreira dissera que este devia ser um financiamento sem grandes exigências a Luanda, uma situação diferente da que foi vivida em Portugal e na Grécia.
Edições do Dia
Boas leituras!