Secções
Entrar

Amnistia pede a presidente filipino que respeite direitos humano

03 de setembro de 2016 às 08:50

"O recurso a homicídios, detenções arbitrárias e outras violações dos direitos humanos apenas vai beneficiar aqueles que procuram um ciclo crescente de violência e abusos", lê-se em comunicado da AI

A Amnistia Internacional (AI) instou hoje o Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, a respeitar os direitos humanos na resposta ao atentado na sexta-feira num mercado na cidade de Davao, que causou 14 mortos e 67 feridos.

"A total indiferença demonstrada pelos atacantes pelo direito à vida não deve respondida com uma ação governamental que não tenha em conta os direitos humanos", indica em comunicado Champa Patel, investigador para a região do sudeste asiático e Pacífico da AI.

"O recurso a homicídios, detenções arbitrárias e outras violações dos direitos humanos apenas vai beneficiar aqueles que procuram um ciclo crescente de violência e abusos", acrescentou Patel.

Rodrigo Duterte iniciou após tomar posse, a 30 de junho, uma guerra total contra as drogas que já causou mais de 2.500 mortos, metade por grupos de vigilantes civis.


A ONU e organizações de direitos humanos como a AI criticaram duramente esta campanha.

O Presidente das Filipinas declarou hoje o "estado de anarquia" no país, após o atentado à bomba.

Segundo o chefe de Estado, a medida implica um aumento da presença de militares e de polícias em todo o país para combater a ameaça terrorista.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela