Secções
Entrar

Alemanha já tem carruagens só para mulheres

29 de março de 2016 às 16:20

A operadora de transportes ferroviários alemã Mitteldeutsche Regiobahn nega que seja uma reacção aos crimes de violência sexual, mas foi em Colónia que se deram as agressões aparentemente coordenadas que foram atribuídas a refugiados - situação depois desmentida

Uma operadora de transportes ferroviários alemã acaba de introduzir carruagens exclusivas para mulheres em alguns dos seus comboios, negando porém que a medida seja uma resposta a um surto recente de agressões sexuais. 

 

A decisão da Mitteldeutsche Regiobahn, avançada esta terça-feira pelo jornal britânico Independent, ocorre poucos dias depois da acusação formal do primeiro suspeito no caso das agressões sexuais colectivas e aparentemente coordenadas na principal estação ferroviária de Colónia (oeste da Alemanha) durante a última passagem de ano. 

 

O incidente, sistematicamente ligado aos migrantes, tem sido aproveitado por extremistas de extrema-direita para o estímulo de sentimentos anti-migrantes. 

 

A Mitteldeutsche Regiobahn fez saber que a medida tem o propósito de criar uma atmosfera mais segura para todas as mulheres viajantes em geral e que as crianças, incluindo rapazes até dez anos, vão poder viajar nestas carruagens. 

 

A medida funcionará nos comboios que fazem cerca de 50 quilómetros em Leipzig, na linha Chemnitz, e as carruagens serão "deliberadamente" introduzidas junto ao local onde viaja a tripulação, indicou um porta-voz da operadora citado pelo Independent.

 

Os comboios com carruagens exclusivas para mulheres são frequentes em países como o Japão, Índia, México, Brasil, Egipto e Indonésia como medida de prevenção de agressões sexuais.

 

Um homem de 26 anos com nacionalidade argelina foi formalmente acusado na passada quinta-feira por actos de agressão sexual e roubo nos incidentes de Colónia.

 

Trata-se da primeira pessoa a ser judicialmente acusada de estar envolvida nos incidentes da passagem de ano naquela cidade, que resultaram em mais de 1.100 queixas, incluindo cerca de 480 queixas de abusos sexuais.  

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela