Secções
Entrar

Ahmadinejad elogia Trump em carta aberta

26 de fevereiro de 2017 às 15:24

Antigo Presidente do Irão pede a Trump que termine com a "arrogância" dos antecessores

Presidente do Irão de 2005 a 2013, o ultraconservador iraniano Mahmoud Ahmadinejad escreveu uma carta aberta ao Presidente norte-americano, Donald Trump, em que elogiou as virtudes do novo líder da Casa Branca e lhe pediu que termine com a "arrogância" dos seus antecessores. 

"Vossa excelência [Trump] descreveu honestamente o sistema político dos Estados Unidos e a estrutura eleitoral como corrompida e contra [os interesses] públicos", escreveu na carta aberta publicada em persa e em inglês no seu site oficial. E sublinhou: "O sistema eleitoral norte-americano durante dezenas de anos serviu-se da voz do povo em proveito de certas minorias."

O ex-Presidente iraniano cuja reeleição em 2009 foi contestada e provocou diversos actos de violência, exortou Trump a pôr fim às intervenções norte-americanas no Médio Oriente e a terminar com a "arrogância" dos seus antecessores.

Sobre o decreto de Donald Trump de interditar a entrada nos EUA de pessoas provenientes de sete países de maioria muçulmana, entre os quais o Irão, Ahmadinejad disse que os mais de um milhão de iranianos que vivem em solo norte-americano "desempenham um papel maior no desenvolvimento" daquele país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela