Secções
Entrar

Agricultores de dez países conduzem tratores contra políticas agrícolas

Lusa 23 de fevereiro de 2024 às 07:25

Checos encontraram-se na quinta-feira com os agricultores da Alemanha, Polónia e Eslováquia em vários postos de fronteira.

Agricultores da República Checa conduziram tratores e outros veículos para vários postos de fronteira na quinta-feira, para unirem forças com colegas de países vizinhos em protesto contra as políticas agrícolas da União Europeia.

REUTERS/Eva Korinkova

Os checos encontraram-se com os agricultores da Alemanha, Polónia e Eslováquia em vários postos de fronteira. Agricultores de dez países da UE, da Europa Central, Báltico e Balcãs participaram no protesto, disseram os organizadores.

Os agricultores convidaram o ministro da Agricultura checo, Marek Vyborny, o homólogo eslovaco, Richard Takac, e representantes dos agricultores da Polónia e da Hungria para se manifestarem numa passagem fronteiriça entre a República Checa e a Eslováquia, conhecida como Hodonin-Holic, que foi bloqueada por centenas de tratores.

"Não protestamos contra a UE, protestamos contra as decisões erradas da Comissão Europeia", disse o vice-presidente da Câmara Eslovaca de Agricultura e Alimentação, Andrej Gajdos.

Os agricultores alegam que as políticas ambientais dos 27 países da UE - como o Acordo Verde Europeu, que impõe limites à utilização de produtos químicos e às emissões de gases com efeito de estufa -- limitam os negócios e tornam os produtos mais caros do que os importados de países terceiros.

Os agricultores também se queixam dos preços baixos dos produtos agrícolas e dizem que os cereais e outros produtos provenientes da Ucrânia e da América Latina estão a afetar negativamente o mercado.

Na quinta-feira, a Comissão Europeia propôs a simplificação de regras da Política Agrícola Comum (PAC), como as dos controlos agrícolas, e avançou com um inquérito online para ouvir as queixas do setor.

O executivo comunitário propõe a simplificação de alguns requisitos de condicionalidade que os agricultores da UE têm de cumprir, como as normas de boas condições agrícolas e ambientais, isentando as pequenas explorações agrícolas, com menos de dez hectares, dos controlos relacionados com o cumprimento destes requisitos.

Será ainda lançado um inquérito a todos os agricultores, a realizar entre março e maio, para ajudar a identificar as suas principais fontes de preocupação e a compreender as fontes de encargos administrativos e de complexidade decorrentes das regras da PAC e outras em matéria de alimentação e agricultura na UE, e a sua aplicação a nível nacional.

Ainda no âmbito das medidas de curto prazo, Bruxelas propõe, até meados de março, a redução das superfícies que antigos criadores de gado têm de reconverter em prados permanentes, entre outras medidas.

Os ministros da Agricultura da UE vão debater na segunda-feira, em Bruxelas, a crise que afeta a agricultura europeia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela