Abdeslam extraditado para França "dentro de algumas semanas"
O terrorista terá que responder, antes de ser enviado para França, pelo tiroteio ocorrido a 15 de Março na região bruxelense de Forest, durante uma operação da polícia relacionada com os atentados na capital francesa
O principal suspeito nos atentados de novembro em Paris, Salah Abdeslam, apenas será transferido para França "dentro de algumas semanas" após depor perante a justiça belga no inquérito sobre um tiroteio ocorrido em Bruxelas três dias antes da detenção.
"Será entregue à França dentro de algumas semanas (...) deve ser ainda ser escutado num outro dossier", referiu, citado pela agência noticiosa France-Presse(AFP) o seu advogado Sven Mary, numa alusão ao tiroteio ocorrido a 15 de Março na região bruxelense de Forest, durante uma operação da polícia relacionada com os atentados na capital francesa.
Questionado pelaAFP, o procurador federal considerou por sua vez ser "demasiado cedo" para se pronunciar sobre uma data em que Salah Abdeslam será entregue à França, na sequência da sua detenção em 18 de Março em Bruxelas após quatro meses em fuga. "Não temos qualquer ideia", disse um dos seus porta-vozes, Eric Van der Sypt.
A 15 de março em Forest, o argelino Mohamed Belkaïd, um presumível cúmplice de Salah Abdeslam, foi morto durante uma operação policial, enquanto dois outros homens conseguiram escapar após diversas trocas de tiros.
Abdeslam é suspeito de ser um dos fugitivos dessa operação, na qual "foram disparados tiros" em direcção às forças policiais, precisou Mary.
Edições do Dia
Boas leituras!