Secções
Entrar

Suíça vai referendar uso de máscaras ou burcas muçulmanas

13 de outubro de 2017 às 18:18

100 mil pessoas assinaram uma petição a favor deste acto eleitoral.


O Governo suíço anunciou que os eleitores vão decidir, através de referendo, sobre a proibição de roupas que cubram a cara, como máscaras ou burcas muçulmanas.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O anúncio surge depois de mais de 100 mil pessoas terem assinado uma petição a pedir esta votação, à luz do sistema de democracia direta da Suíça, que permite aos eleitores decidir sobre temas importantes.

O referendo deverá ocorrer no próximo ano.

A aprovação da proibição colocaria a Suíça ao lado da França e Áustria, entre outros países europeus, que impedem o uso de roupas que tapem o rosto.

O cantão suíço de Ticino, onde se fala italiano, impôs esta proibição no ano passado.

A medida foi proposta por um grupo, que inclui deputados, do nacionalista Partido do Povo Suíço, que também defendeu a proibição de construção de minaretes no país.

Em Fevereiro, a Suíça votou a favor de mudanças que facilitam aos imigrantes de terceira geração tornarem-se cidadãos suíços, rejeitando as queixas de políticos de direita que indicavam que as medidas propostas eram um risco de segurança. Os cartazes acima são referentes a esse referendo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela