Oito mortos e 15 feridos em ataque talibã no Afeganistão
Insurgentes detonaram uma bomba à entrada do quartel regional da polícia em Gardiz
Pelo menos três bombistas suicidas e cinco polícias morreram num ataque de talibãs contra um quartel da polícia na província de Paktia, no leste do Afeganistão, que ainda decorre, segundo fontes oficiais.
O vice-governador da província, Abdul Wali Sahi, disse à agência Efe que os insurgentes fizeram detonar uma bomba à entrada do quartel regional da polícia em Gardiz, capital de Paktia, para abrir caminho a outros "três ou quatro" atacantes. O quartel é responsável pela organização policial em quatro províncias.
"Depois de a explosão atingir a entrada, mais três entraram no complexo, dois foram abatidos e provavelmente mais um ou dois estão ainda lá dentro a resistir às forças de segurança", explicou.
Abdul Wali Sahi acrescentou que cinco polícias morreram até agora e que há 15 feridos, incluindo civis, que foram levados para o hospital. O porta-voz dos talibãs Zabihullah Mujahid reivindicou o ataque, num comunicado difundido por correio eletrónico, em que afirmou que mataram dezenas de polícias.
Nos últimos dois anos e meio, o Governo afegão foi perdendo terreno para os talibãs até controlar apenas 57% do país, segundo um inspector-geral para a Reconstrução do Afeganistão do Congresso dos Estados Unidos. Segundo dados da mesma fonte, entre Janeiro e Novembro de 2016, pelo menos 6.785 membros das forças de segurança afegãs morreram e outros 11.777 ficaram feridos.
Edições do Dia
Boas leituras!