Secções
Entrar

Oito mortos e 15 feridos em ataque talibã no Afeganistão

18 de junho de 2017 às 09:05

Insurgentes detonaram uma bomba à entrada do quartel regional da polícia em Gardiz

Pelo menos três bombistas suicidas e cinco polícias morreram num ataque de talibãs contra um quartel da polícia na província de Paktia, no leste do Afeganistão, que ainda decorre, segundo fontes oficiais.

1 de 2
Foto: Getty

O vice-governador da província, Abdul Wali Sahi, disse à agência Efe que os insurgentes fizeram detonar uma bomba à entrada do quartel regional da polícia em Gardiz, capital de Paktia, para abrir caminho a outros "três ou quatro" atacantes. O quartel é responsável pela organização policial em quatro províncias.

"Depois de a explosão atingir a entrada, mais três entraram no complexo, dois foram abatidos e provavelmente mais um ou dois estão ainda lá dentro a resistir às forças de segurança", explicou.

Abdul Wali Sahi acrescentou que cinco polícias morreram até agora e que há 15 feridos, incluindo civis, que foram levados para o hospital. O porta-voz dos talibãs Zabihullah Mujahid reivindicou o ataque, num comunicado difundido por correio eletrónico, em que afirmou que mataram dezenas de polícias.

Nos últimos dois anos e meio, o Governo afegão foi perdendo terreno para os talibãs até controlar apenas 57% do país, segundo um inspector-geral para a Reconstrução do Afeganistão do Congresso dos Estados Unidos. Segundo dados da mesma fonte, entre Janeiro e Novembro de 2016, pelo menos 6.785 membros das forças de segurança afegãs morreram e outros 11.777 ficaram feridos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela