Secções
Entrar

Quem é quem: já há atores para a nova série "Harry Potter"

Severus Snape interpretado por um ator negro, Paapa Essiedu, e Dumbledore encarnado por John Litgow ("Conclave") são algumas das novidades anunciadas.

Gonçalo Correia 14 de abril de 2025 às 20:40
Gerald Matzka/picture alliance via Getty Images

É uma das produções televisivas mais esperadas dos próximos anos, mesmo que alguns dos grandes fãs da saga original estejam céticos quanto à necessidade de umremakecom novos atores. Agora, também já se conhece parte do elenco: a HBO revelou esta segunda-feira os primeiros detalhes sobre que atores que vão interpretar personagens icónicas da sagaHarry Potter na série de televisão que se deverá estrear nostreamingem 2026. 

Sabe-se então agora que Albus Dumbledore, o diretor da escola de magia e feitiçaria de Hogwarts, será interpretado, neste remake televisivo, pelo ator norte-americano de 79 anos John Lithgow, vencedor de seis prémios Emmy, dois Globos de Ouro e dois Tony, ator experimentado que na televisão foi já Winston Churchill na série The Crown e Arthur Mitchell na série Dexter, tendo-se destacado também recentemente como cardeal Joseph Tremblay no filme Conclave.

Lionel Hahn/Getty Images

Já Severus Snape, outra personagem central na narrativa ficcional de fantasia de J. K. Rowling, será interpretado por Paapa Essiedu, ator britânico de 34 anos - e ator negro, ao contrário de Alan Rickman, que interpretou Snape na saga fílmica - que se projetou na série I May Destroy You (2020), entrou no episódio Demon 79, da série Black Mirror, e destacou-se na série Gangs of London, tendo também entrado em filmes como Um Crime no Expresso do Oriente (2017), realizado por Kenneth Branagh.

O papel de Rubeus Hagrid, outra figura importante da saga, ficou para o ator e comediante britânico Nick Frost, o de Minerva McGonagall, professora em Hogwarts, para Janet McTeer, o de Quirinus Quirrell para Luke Thallon e o de Argus Filch para Paul Whitehouse.

1 de 3
Foto: Walter McBride/WireImage
Foto: Alessandro Levati/Getty Images
Foto: Dave J Hogan/Getty Images

Aos comandos da série, que terá "mais de uma década de duração prevista" (noticía o The Guardian), estão Francesca Gardiner, guionista, uma das produtoras executivas de Killing Eve e produtora consultiva de Succession - que terá o papel principal, escrevendo e supervisionando toda a série - e Mark Mylod, realizador e produtor executivo que trabalhou em séries como A Guerra dos Tronos, Entourage e Shameless antes de ganhar protagonismo pelo trabalho duplo que fez em Succession, realizando 16 episódios e assegurando a produção executiva de 37.

Por definir estão ainda os atores que vão interpretar personagens como Draco Malfoy, Lord Voldemort, Hermione Granger, Ron Weasley e, claro, Harry Potter. Para os três últimos papéis, a HBO anunciou um "casting aberto", tendo recebido mais de 30 mil candidaturas, aponta a revista Variety.

Anteriormente, a HBO já tinha prometido que o remake televisivo seria "uma adaptação fiel" dos livros de J. K. Rowling, que aliás está envolvida diretamente na série, sendo produtora executiva da mesma. "Cada temporada será fidedigna aos livros originais e levará Harry Potter e estas aventuras incríveis a novos públicos por todo o mundo, ao passo que os filmes originais, hoje clássicos e tão amados, permanecerão como o coração do franchise, podendo ser vistos globalmente", lia-se ainda numa declaração oficial da HBO publicada há cerca de dois anos.

Artigos Relacionados
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já