Sábado – Pense por si

5 anos de Tremor, 5 dias de amor

O festival que tomou conta de São Miguel entre 20 e 24 de Março afirma-se como um dos mais interessantes do panorama nacional: boa música, boa comida, boa gente. O GPS viajou até à ilha - e foi parar a outra sem saber. Leia a reportagem

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Ágata Xavier 26 de março de 2018 às 04:06

Terça-feira, 20 de Março. Eram 20h30 no continente e na Madeira, menos uma hora nos Açores, quando o Tremor deu o primeiro abanão em Ponta Delgada. Levantados do chão, vídeo-fotografia de Daniel Blaufuks sobre o Monte Palace — que inaugurou em abril de 1989 com cinco estrelas no topo e 88 quartos no interior —, estava a ser projectado no Teatro Micaelense. O filme sobre o hotel que fechou um ano e meio depois da inauguração, tornando-se, sem querer, num ponto turístico da ilha, tem música da Banda Lira Setes Cidades. Blaufuks foi revelando o espaço corroído pelo tempo como se dos últimos minutos do Titanic se tratasse: depois de embater no icebergue, o gigante manteve a orquestra a tocar. Aqui, a Banda Lira Sete Cidades, ou parte dela (são 32 os músicos que aparecem no ecrã), tocam ininterruptamente enquanto contornam destroços e equilibram os instrumentos, tentando não desafinar ou cair. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)