O festival, que decorre em Águeda, distrito de Aveiro, em julho, inclui concertos, DJ sets, animação de rua, gastronomia, artesanato, desporto e atividades náuticas.
Os músicos Manu Chao e Miguel Araújo & os Quatro e Meia são as primeiras confirmações da 17.ª edição do AgitÁgueda, que decorre de 6 a 28 de julho, em Águeda, no distrito de Aveiro, foi esta segunda-feira anunciado.
Além dos concertos e da arte urbana, o festival, de entrada gratuita, inclui animação de rua, atuação de DJ, gastronomia, artesanato, desporto e atividades náuticas.
A autarquia, que promove o evento, anunciou esta segunda-feira as primeiras confirmações no cartaz musical, nomeadamente o músico nascido em França de origem espanhola Manu Chao e os portugueses Miguel Araújo & Os Quatro e Meia.
Manu Chao vai atuar no dia 16 de julho, três dias depois de marcar presença no festival Contrasta, em Valença, e no último dia do festival sobem ao palco Miguel Araújo e Os Quatro e Meia.
Nascido em Paris numa família espanhola exilada, Manu Chao adota várias línguas no seu trabalho artístico, que tem uma componente política marcada, desde os tempos da banda Mano Negra.
A sua projeção para a fama deu-se com o discoClandestino, de 1998, no qual cantava, em tradução livre: "Sozinho vou com a minha pena, sozinha vai a minha condenação / Correr é o meu destino para me esquivar à lei / Perdido no coração da grande Babilónia / Dizem-me 'o clandestino' por não ter papéis".
O AgitÁgueda aposta em artistas emergentes, promovendo novos projetos musicais através da realização do "Talentos AgitÁgueda", oferecendo uma programação dirigida a todos os públicos.