Sábado – Pense por si

Um delírio de Olivier Assayas com Alicia Vikander

O realizador francês regressou ao seu filme de culto de 1996 para o transformar em série. O próprio conceito de Irma Vep faz dela mais que uma história: é uma metanarrativa, a ver na HBO Max.

Capa da Sábado Edição 11 a 17 de novembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 11 a 17 de novembro
As mais lidas GPS
André Santos 12 de junho de 2022 às 10:00
DR

Entre meados da década de 1990 e da seguinte, surgiu uma série de filmes sobre tentar fazer filmes, que marcaram a época e têm sobrevivido ao teste do tempo: Flirt (1995), de Hal Hartley, sobre um cineasta a repetir o processo de uma história até chegar à sua suposta vida; o fenomenal Tristram Shandy: A Cock and Bull Story (2005), de Michael Winterbottom, onde Steve Coogan e Rob Brydon (dupla que mais tarde se reencontraria nas várias Viagem a…, do mesmo realizador) vivem o extremo da impossibilidade de adaptar a obra de Laurence Sterne; e Irma Vep (1996), de Olivier Assayas, sobre uma atriz (Maggie Cheung) a fazer uma versão ficcional de si própria, que se depara com uma produção caótica, onde o confronto de egos produz muitas situações caricatas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)