Sábado – Pense por si

Taylor Swift recuperou o controlo da sua música e comprou os primeiros seis álbuns

Valor do negócio não foi divulgado, mas há anos que a cantora tentava recuperar os direitos dos seus primeiros discos. "As melhores coisas que alguma vez foram minhas ... finalmente são", escreveu a Swift numa nota aos fãs.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas GPS
Associated Press 30 de maio de 2025 às 20:00
AP Photo/Natacha Pisarenko, File

Taylor Swift recuperou o controlo sobre toda a sua obra. Numalonga nota publicadano seu site oficial esta sexta-feira, a cantora anunciou: "Toda a música que eu já fiz agora pertence-me".

A estrela pop disse que comprou o seu catálogo de gravações - originalmente lançado pela Big Machine Records - ao seu mais recente proprietário, a empresa de capital privado Shamrock Capital. Ela não revelou o valor. 

Nos últimos anos, Swift tem vindo a regravar e a lançar os seus primeiros seis álbuns, numa tentativa de recuperar o controlo da sua música. "Não posso agradecer-vos o suficiente por me terem ajudado a reunir-me com esta arte a que dediquei a minha vida, mas que nunca tive até agora", disse Swift aos fãs no post. "As melhores coisas que alguma vez foram minhas ... finalmente são".

"Estamos entusiasmados com este resultado e muito felizes pela Taylor", declarou a Shamrock Capital num comunicado. 

As regravações de Swift foram instigadas pela compra e venda do seu catálogo inicial pelo CEO da Hybe America, Scooter Braun, e representam o esforço de Swift para controlar as suas próprias canções e a forma como são utilizadas. "Estou feliz por ela", disse Scooter Braun.

Os lançamentos anteriores de Taylor's Version foram mais do que regravações convencionais, chegando com música nova "do cofre", surpresas escondidas e imagens que aprofundam a compreensão do seu trabalho. Também lançou música nova, incluindo The Tortured Poets Department, do ano passado, anunciada durante os Grammys de 2024 e lançada durante a sua digressão que bateu recordes. 

Até agora, houve quatro álbuns regravados, começando com Fearless (Taylor's Version) e Red (Taylor's Version) em 2021. Todos os quatro foram grandes sucessos comerciais e culturais, cada um deles estreando-se em primeiro lugar na Billboard 200.

A última regravação de Swift, 1989 (Taylor's Version), chegou em outubro de 2023, apenas quatro meses após o lançamento de Speak Now (Taylor's Version). Esse foi o mesmo ano em que Swift conquistou o recorde de mulher com mais álbuns nº 1 da história. 

Os fãs teorizaram que Reputation (Taylor's Version) seria a próxima: a 19 de maio, Look What You Made Me Do (Taylor's Version) foi transmitida quase na íntegra durante a cena de abertura de um episódio da 6ª temporada de The Handmaid's Tale. Antes disso, a música foi apresentada na série limitada de suspense Wilderness, do Prime Video, em 2023, e em The Dynasty: New England Patriots, da Apple TV+, em 2024. Também em 2023, ela contribuiu com Delicate (Taylor's Version) para The Summer I Turned Pretty, do Prime Video. 

Mas, de acordo com a nota partilhada na sexta-feira, Swift diz que "nem sequer regravou um quarto". A artista disse, no entanto, que regravou completamente o álbum de estreia autointitulado e "realmente amo como ele soa agora". 

Swift escreve que tanto a sua estreia auto-intitulada como Reputation (Taylor's Version) "ainda podem ter os seus momentos para ressurgir quando for a altura certa". 

Os representantes da Swift e da HYBE não responderam de imediato a um pedido de comentário.

Artigos Relacionados
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)