Sábado – Pense por si

GPS

Ken Loach, realizador de "Eu, Daniel Blake" anuncia fim da carreira (outra vez)

Antes do lançamento do seu novo filme, cineasta britânico admite que este pode ser o último. Prestes a fazer 87 anos, admite: "As nossas faculdades começam a decair".

Capa da Sábado Edição 16 a 22 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 16 a 22 de setembro
As mais lidas GPS
Ken Loach, realizador de 'Eu, Daniel Blake' anuncia fim da carreira (outra vez)
Ana Bela Ferreira 26 de abril de 2023 às 08:00
REUTERS/Eric Gaillard

O realizador britânico Ken Loach admitiu que o seu novo filme,The Old Oak, que acaba de lançar pode ser o último da sua carreira. NaHollywood Reporteradmite: "Realisticamente, seria duro fazer um novo filme outra vez". Ken Loach faz 87 anos em junho e refere que uma nova obra demoraria dois anos a fazer, ou seja, perto dos seus 90.

Porém, esta não é a primeira vez que Loach, o realizador de sucessos comoEu, Daniel BlakeouBrisa de Mudança, anuncia que se vai retirar, para depois voltar.

Mas agora, põe a tónica no fator idade. "Não tenho a certeza que posso voltar a andar num cenário outra vez. É como um velho no Grand National [competição de saltos de cavalo] em que pensamos: 'Meu Deus, vai cair na primeira barreira'". Acrescentando ainda: "Os filmes demoram um par de ano a serem feitos e eu estaria perto dos 90. E as nossas capacidades começam a decair. A tua memória de curto prazo decai, a minha visão já é péssima, por isso é muito complicado".

O veterano realizador confessou mesmo que durante a rodagem deThe Old Oakteve problemas com o esforço físico que longas horas de filmagens exigem, e que se tornou mais difícil manter "o bom humor" e a "energia emocional nervosa" necessária para manter o ritmo das cenas.

The Old Oaké o seu 15º filme a estrear-se no Festival de Cannes. Conta com as participações de Dave Turner e Ebla Mari e foi escrito pelo próprio Loach em colaboração com Paul Laverty. A história passa-se no nordeste de Inglaterra e gira em torno de um pub numa antiga comunidade mineira.

As outras reformas de Loach

Em 2014, quando estreou Jimmy’s Hall em Cannes, este foi apresentado como o seu último filme. Porém, a eleição de um governo conservador em 2015 que resultou em cortes dos apoios sociais acabou por levá-lo a realizar, em 2016,Eu, Daniel Blake, que lhe valeria a sua segunda Palma de Ouro - a primeira foi em 2006 porBrisa de Mudança.

A crítica em volta do sistema de apoios sociais acabaria por estar de volta em 2019, comPassámos Por Cá. Um retrato dos danos da economia de biscates, que contava a história de um homem que trabalhava numa empresa de entregas do género da Amazon. Na estreia, em Cannes, Ken Loach voltou a afirmar que esta era a sua última obra.

A história repete-se agora, antes da esreia em Cannes deThe Old Oak. Desta vez, o realizador diz que partiu para este filme já sabendo que provavelmente ia ser o último.

Artigos Relacionados
A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)