Sábado – Pense por si

Exposição de Francisco de Holanda abre esta quinta-feira ao público

A exposição vai estar patente no Museu do Dinheiro, em Lisboa, até 10 de Junho

Capa da Sábado Edição 9 a 15 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 9 a 15 de setembro
As mais lidas GPS
06 de abril de 2017 às 09:10

A exposição Francisco de Holanda: Desejo, Desígnio e Desenho destaca um "homem ímpar na história da cultura portuguesa" e abre esta quinta-feira, 6, ao público, no Museu do Dinheiro, na antiga igreja de S. Julião, em Lisboa. A obra vai estar patente até 10 de Junho.

Francisco de Holanda (1517-1585) foi "um dos maiores artistas da cena renascentista nacional e internacional, que contribuiu de forma determinante para a rotura com a mentalidade lusitana da sua época", disse à agência Lusa fonte do Museu do Dinheiro, que destacou a ligação do humanista a esta instituição, pelo facto de ter desenhado, com o seu pai, duas moedas de mil reais, denominadas "S. Vicente".

Pintor e humanista, nascido em Lisboa em 1517, filho do iluminista e pintor de origem flamenga António de Holanda, foi amigo e discípulo de Miguel Ângelo, em Roma, reproduzindo o convívio com o mestre italiano do Renascimento nos volumes dos Diálogos em Roma.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.