Sábado – Pense por si

Almada vai ao cinema, e a tantos outros sítios, na Gulbenkian

Foi tudo - escritor, pintor, dançarino, ginasta, figurinista, actor - e tudo isso vai estar numa monumental exposição no Museu Gulbenkian a partir de 3 de Fevereiro. Aqui falamos da sua relação com a 7ª Arte

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Ágata Xavier 02 de fevereiro de 2017 às 12:57

"Visado por mim e por ti." Começa assim uma das raras lanternas-mágicas - sistema de projecção anterior ao cinema - que Almada Negreiros criou. É a maior que fez, com 64 desenhos sobre papel de seda, e encontra-se pela primeira vez exposta e alinhada no piso inferior deJosé de Almada Negreiros: Uma Maneira de Ser Moderno, que inaugura a 3 de Fevereiro noMuseu da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi feita num registo de brincadeira de férias, passadas em Moledo do Minho, onde costumava haver um arraial de Verão com várias animações. Foi nesse contexto que Almada decidiu fazer um cinema fingido em 1934.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)