Sábado – Pense por si

A arquitectura saiu de casa e recuperou um quarteirão

A Casa da Arquitectura inaugura - num antigo pólo industrial da Real Vinícola - o seu novo quarteirão, resultado de um investimento que ronda os 10 milhões de euros. A festa começa na sexta-feira e estende-se até domingo, entre lojas culturais, um restaurante e um concerto da Orquestra de Jazz de Matosinhos

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Filipa Vaz Teixeira 17 de novembro de 2017 às 07:00
João Miguel Rodrigues

Estava abandonado há mais de 80 anos e o cenário era desolador: pedras a ruírem, podres as madeiras que não tinham sido pilhadas e uma fachada, que dá de caras com quatro ruas movimentadas de Matosinhos, em gritante degradação. A vontade da Câmara Municipal, que adquiriu o imóvel em 2000, era recuperar este quarteirão, o primeiro complexo industrial de Matosinhos Sul, edificado entre 1897 e 1901 pela sociedade Menéres & Companhia. Aqui morou, até 1930, a Real Companhia Vinícola e, desse tempo, ainda se vêem azulejos na entrada - porém, do impressionante caminho-de-ferro que, no início do século XIX, ligava estes armazéns ao Porto de Leixões não sobrou nenhum vestígio.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)