A exposição vai estar patente no Museu do Dinheiro, em Lisboa, até 10 de Junho
A exposição Francisco de Holanda: Desejo, Desígnio e Desenho destaca um "homem ímpar na história da cultura portuguesa" e abre esta quinta-feira, 6, ao público, no Museu do Dinheiro, na antiga igreja de S. Julião, em Lisboa. A obra vai estar patente até 10 de Junho.
Francisco de Holanda (1517-1585) foi "um dos maiores artistas da cena renascentista nacional e internacional, que contribuiu de forma determinante para a rotura com a mentalidade lusitana da sua época", disse à agência Lusa fonte do Museu do Dinheiro, que destacou a ligação do humanista a esta instituição, pelo facto de ter desenhado, com o seu pai, duas moedas de mil reais, denominadas "S. Vicente".
Pintor e humanista, nascido em Lisboa em 1517, filho do iluminista e pintor de origem flamenga António de Holanda, foi amigo e discípulo de Miguel Ângelo, em Roma, reproduzindo o convívio com o mestre italiano do Renascimento nos volumes dos Diálogos em Roma.