Secções
Entrar

Portugal vai acolher meios aéreos da UE para combate a incêndios

João Carlos Barradas 13 de agosto de 2024 às 15:23

Os doze aviões e um número não-especificado de helicópteros integrarão o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, criado em 2001 para prevenção, preparação e resposta a catástrofes.

Portugal é um dos seis países da União Europeia (UE) a alojar, a partir de 2026, parte de uma nova frota comunitária de aviões anfíbios e helicópteros de combate a incêndios nos termos de um acordo entre Bruxelas e a Corporação Comercial Canadiana anunciado esta terça-feira.

LUSA/Filipe Farinha

Os doze aviões e um número não-especificado de helicópteros integrarão o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, criado em 2001 para prevenção, preparação e resposta a catástrofes. Noruega, Islândia, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Macedónia do Norte, Moldávia, Montenegro, Sérvia, Turquia e Ucrânia participam também neste sistema de resposta a emergências.

A entrega do primeiro lote de helicópteros fabricados no Canadá e integralmente paga pelo orçamento comunitário está prevista para 2026 e a chegada de aviões-anfíbios no final de 2027. A frota permanente de meios aéreos de combate a incêndios será distribuída entre bases e aeródromos de Portugal, Espanha, França, Itália, Croácia e Grécia.

No mês passado a Força Aérea portuguesa assinou um contrato de aquisição de dois aviões bombardeiros pesados DHC-515 Firefighter, vulgo Canadair, para combate aos incêndios rurais. As aeronaves fabricadas pela Havilland Aircraft of Canada são adquiridas com fundos comunitários, a que acrescem verbas nacionais, prevendo-se a entrega do primeiro avião em 2029 e do segundo em 2030.

Os montantes destas aquisições para reforço de meios nacionais não foram divulgados nos comunicados oficiais. Portugal é o terceiro país a adquirir aeronaves utilizando o "Mecanismo da União", reforçado com o Programa RescEU, depois da Grécia e da Croácia.

Os dois aviões bombardeiros irão juntar-se a dois helicópteros UH-60 Black Hawk entregues em novembro de 2023 e presentemente em reconversão para transporte de 12 bombeiros e fazer descargas de três mil litros de água.

Além destes helicópteros, sediados na Base Aérea N.º 8, em Ovar tal como a esquadra de aviões bombardeiros, outros quatro UH-60 Black Hawk serão entregues até 2026 à Força Aérea Portuguesa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela