Secções
Entrar

Parlamento Europeu aprova novas regras orçamentais

João Carlos Barradas 23 de abril de 2024 às 16:03

Entre as mudanças está o alargamento dos programas de ajustamento de três para quatro anos. Estados com dívida acima dos 90% do PIB estão obrigados a uma redução média da mesma de 1% ao ano.

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira a revisão das regras orçamentais da União Europeia para défices e dívidas públicas após dois anos de negociações entre os governos dos 27, a Comissão e os eurodeputados.  

REUTERS/Yves Herman

Os três diplomas votados em Estrasburgo consagram a exigência de uma redução média de 1% ao ano a estados com dívida acima de 90% do PIB e de uma diminuição anual de 0,5% para os países com dívidas entre os 60% e os 90%.  

No caso de défices orçamentais superiores a 3% do PIB é obrigatória a sua redução para 1,5% em fases de crescimento económico de modo a garantir disponibilidades financeiras para períodos de estagnação ou recessão. 

A duração dos programas de ajustamento passa de três a quatro anos, podendo ser alargada até sete anos para a implementação de reformas e investimentos, nomeadamente em transição verde, digitalização e defesa, segundo as novas regras que deverão entrar em vigor a 30 de abril, após aprovação pelo Conselho Europeu na próxima segunda-feira. 

A partir de 2025 os planos anuais de estabilidade serão apresentados até 15 de outubro para a Comissão Europeia examinar a sua conformidade com os programas acordados entre Bruxelas e as capitais dos estados obrigados à redução de dívida e défices orçamentais. 

Este ano a apresentação dos planos de estabilidade terá lugar até 20 de setembro.  

Os limites de défices orçamentais e dívida pública estão em vigor desde 1997, data da aprovação do Pacto de Estabilidade e Crescimento, e foram igualmente mantidos nas revisões de 2005 e 2013. 

A nova revisão das regras na última sessão plenária da nona legislatura foi aprovada pelos eurodeputados do Partido Popular Europeu, Socialistas e Democratas, os liberais de Renovar a Europa, Conservadores e Reformistas e teve votos contra dos Verdes e da Esquerda.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela