Sábado – Pense por si

Entrevista
Ricardo Alexandre

Ricardo Alexandre: Com a Ucrânia "os talibã terão mãos mais livres para cometer atrocidades"

Ricardo Alexandre: Com a Ucrânia 'os talibã terão mãos mais livres para cometer atrocidades'
Ana Bela Ferreira 14 de março de 2022 às 20:00

O jornalista Ricardo Alexandre lançou um livro sobre o Afeganistão, a propósito da retirada das forças internacionasi e o regresso dos talibã ao país. Teme que o conflito na Ucrânia acabe por penalizar ainda mais o povo afegão, pela falta de ajuda internacional.

Ricardo Alexandre, jornalista e especialista em assuntos internacionais, lançou, a 24 de fevereiro, o livroBreve história do Afeganistão. ASÁBADOfalou com ele três dias antes e a ameaça de uma invasão russa da Ucrânia - que se concretizou justamente a 24 de fevereiro - já deixava antever que o mundo tirasse os olhos da grave crise humanitária afegã e se concentrasse na crise de refugiados ucranianos que assola a Europa. Ao escrever este livro, o jornalista quis recuperar a sua experiência quando esteve no Afeganistão em 2001, na queda do talibã e refletir sobre o futuro deste país que tem vivido entre guerras. "Enquanto houver esperança no progresso da humanidade e principalmente na capacidade das gerações mais novas temos sempre que acreditar que é possível algo melhor. Mas no caso do Afeganistão é particularmente difícil", admite.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)