Entrevista
Entrevistas

Bruno Nogueira: "No humor intelectualizam-se coisas muito simples"

Bruno Nogueira: 'No humor intelectualizam-se coisas muito simples'
Tiago Neto 12 de janeiro
Biografia Nome:

Bruno José Roseira Nogueira

Cargo:

Humorista

Nascimento:

1982

Nacionalidade:

Portuguesa

No humor de Bruno Nogueira não cabe ativismo mas sobra espaço à democracia. De 14 a 16 de janeiro, Depois do Medo, o espectáculo que esgotou a Altice Arena, chega às salas de cinema.

Bruno Nogueira, sentado numa cadeira ao fundo da pequena sala de cinema, teclava no telefone as últimas mensagens antes do gravador iniciar. Passava pouco das 14h30, duas horas antes de ocupar o ecrã daquela mesma sala, mas não como a versão escrita de um personagem cuja pele vai ocupar. Pelo contrário. O guião, aqui, deixa-o à sua sorte, no seu espaço, com o seu medo, perante uma casa lotada e impiedosa que esperou uma década por vê-lo.

Talvez seja por isso que o humorista o batizou como Depois do Medo, espectáculo que levou no dia 14 de fevereiro de 2020 à Altice Arena, e que chega de 14 a 16 de janeiro em exclusivo aos cinemas NOS. Ou talvez este medo fosse uma hipérbole para aquilo que lhe reconhecemos como a impossibilidade de falhar. Afinal, a ideia de consagrar o regresso num espaço tão grande, como um convite à carnificina, implica uma dose bastante mais significativa de coragem do que de medo. Mesmo para um dos nomes mais importantes do humor em Portugal.

O conteúdo, de quase duas horas, nunca foi pensado para o meio ao qual chega esta semana. Não deixa de ser paradoxal que um conjunto de acidentes e receios e liberdades –trazidas à tona num exercício que Bruno Nogueira juntamente com Salvador Martinha, Eduardo Madeira e Luís Franco Bastos iniciaram no S. Jorge, Construção –, seja agora uma obra estabelecida e a primeira do género a rodar numa sala de cinema em Portugal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana