Sábado – Pense por si

Ana Paula Gaspar: "Os incendiários e pirómanos podem lançar ainda mais caos"

Raquel Lito
Raquel Lito 18 de setembro de 2024 às 07:00

A psicóloga que já foi bombeira traça o perfil dos autores de fogo posto, que, face à dispersão e escassez de meios, podem dificultar o combate às chamas. Aconselha a comunidade a estar vigilante – e explica como.

Os pirómanos e incendiários têm perfis complexos, mas a psicóloga Ana Paula Gaspar consegue identificá-los. Não só pela literatura especializada, como pela experiência no terreno: é que a partir de 1979, e durante quase três décadas, integrou o corpo de bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, enquanto operacional. Na frente de combate, conheceu um caso de comportamento de risco. A pessoa em causa foi apanhada em flagrante pelos colegas bombeiros, ao tentar atear um fogo numa zona de pinhal, e denunciada às autoridades. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.