Sábado – Pense por si

Ana Paula Gaspar: "Os incendiários e pirómanos podem lançar ainda mais caos"

Raquel Lito
Raquel Lito 18 de setembro de 2024 às 07:00

A psicóloga que já foi bombeira traça o perfil dos autores de fogo posto, que, face à dispersão e escassez de meios, podem dificultar o combate às chamas. Aconselha a comunidade a estar vigilante – e explica como.

Os pirómanos e incendiários têm perfis complexos, mas a psicóloga Ana Paula Gaspar consegue identificá-los. Não só pela literatura especializada, como pela experiência no terreno: é que a partir de 1979, e durante quase três décadas, integrou o corpo de bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, enquanto operacional. Na frente de combate, conheceu um caso de comportamento de risco. A pessoa em causa foi apanhada em flagrante pelos colegas bombeiros, ao tentar atear um fogo numa zona de pinhal, e denunciada às autoridades. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.