Sábado – Pense por si

Lisa Kaltenegger: “Seria incrivelmente aborrecido viver em Marte”

Vanda Marques
Vanda Marques 21 de maio de 2025 às 23:00

A astrónoma acredita que estamos perto de encontrar algum tipo de vida fora da Terra e que as descobertas espaciais dos exoplanetas nos dão boas pistas. Quanto ao turismo espacial, ainda estamos longe de criar uma vida digna noutros planetas.

Sentada no gabinete onde trabalhou Carl Sagan, o famoso astrónomo norte-americano que nos anos 70 impulsionou a divulgação científica com o livro e a série Cosmos, a cientista Lisa Kaltenegger explica como estamos cada vez mais perto de descobrir vida noutros planetas. Provavelmente não a que vemos nos filmes, mas mais fungos ou bactérias. A professora de Astronomia na Universidade Cornell e diretora do Instituto Carl Sagan – casada com um português e que não dispensa um café luso – defende que se deve continuar a explorar o espaço e confessa que compreende o fascínio pelo turismo espacial. Escreveu À Descoberta de Vida no Cosmos para nos ajudar a saber como procurar vida no cosmos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.