União Europeia já tem acordo para bazuca de 1,8 biliões de resposta à crise

Jornal de Negócios 10 de novembro de 2020

Os negociadores do Parlamento Europeu e o Conselho da UE chegaram a acordo quanto ao próximo orçamento comunitário e o Fundo de Recuperação.

Há finalmente fumo branco com o acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia sobre o orçamento de longo prazo da UE (1,074 biliões de euros) e o aumento dos recursos próprios necessário à constituição do Fundo de Recuperação (750 mil milhões) destinado a reagir aos efeitos da crise pandémica até 2023. O Negócios apurou junto de fontes comunitárias que foi alcançado um acordo, o qual será detalhado em conferência de imprensa a realizar durante esta tarde.

Depois da maratona negocial necessária a que, ainda em julho, os líderes europeus chegassem a acordo para uma resposta histórica à crise de 1,8 biliões de euros, só agora parece estar a terminar a corrida de fundo na negociação encetada entre os negociadores do Parlamento Europeu e o Conselho da UE, cuja presidência rotativa pertence à Alemanha até ao final de 2020.

De acordo com as informações recolhidas pelo Negócios, tudo indica que o Parlamento Europeu esteja em condições de aprovar, em plenário, o acordo agora fechado entre a equipa de negociação constituída por eurodeputados e a presidência alemã da UE no final do presente mês de novembro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais