Sábado – Pense por si

Risco de doença cardiovascular dispara depois de pneumonia

o aumento do risco permanece durante pelo menos cinco anos

O risco de doenças cardiovasculares aumenta seis vezes durante o primeiro ano após uma pneumonia ou ‘sepsis’ nos adultos, conclui uma investigação publicada hoje no European Journal of Preventive Cardiology.

"As infecções severas nos adultos estão associadas a um aumento do risco de doença cardiovascular", afirma Scott Montgomery, um dos autores do estudo, que é igualmente director do grupo de epidemiologia clínica na Universidade de Örebro, na Suécia.

Segundo a investigação, o aumento do risco permanece durante pelo menos cinco anos.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.