Sábado – Pense por si

Quando os bancos fecharam durante 4 dias

Susana Lúcio
Susana Lúcio 11 de março de 2016 às 11:41

Há 41 anos, os bancários fecharam agências, dormiram aos balcões e obrigaram o governo a nacionalizar a banca. O povo aceitou, os turistas andaram sem tostão

No dia 11 de Março de 1975, Vítor Ricardo estava a trabalhar no então Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa (BESCL), na Baixa da capital, quando reparou na agitação. "As pessoas vieram para a rua para perceber o que se passava", conta. Era terça-feira e, pelas 11h45, aviões da Base Aérea nº 3 lançaram um ataque aéreo ao Regimento de Artilharia 1 (RAL 1), em Lisboa, que foi depois cercado pelo Regimento de Pára-Quedistas de Tancos (Santarém).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.