
Greve no Algarve afeta urgências, consultas externas e bloco operatório
A greve está marcada para entre as 00:00 e as 24:00 de hoje e abrange todos os profissionais da saúde que trabalham no SNS na região.
A greve está marcada para entre as 00:00 e as 24:00 de hoje e abrange todos os profissionais da saúde que trabalham no SNS na região.
O Serviço Meteorológico do Reino Unido emitiu, esta segunda-feira, um aviso de vento intenso na Escócia. Há registo de árvores tombadas e de linhas de eletricidade danificadas.
Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e sete no domingo.
Importa igualmente reforçar que, durante o período de férias judiciais, os Tribunais e os departamentos do Ministério Público não encerram. O serviço urgente continuará a ser assegurado por magistrados e oficiais de justiça, e o atendimento ao público mantém-se dentro do horário normal: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h00.
Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria vão estar encerradas este domingo em Portugal continental.
Debate do Estado da Nação ficou marcado por troca de nomes entre a bancada do PS e do Chega. Saúde e imigração foram os principais temas discutidos.
O tribunal aceitou "provisoriamente a providência cautelar de suspensão da eficácia de ato administrativo" -- ou seja, de demolições de habitações -- interposta por uma advogada, em representação de 14 moradores do bairro, no distrito de Lisboa.
O dirigente sindical acrescentou que há equipamentos que abriram parcialmente com recurso a trabalhadores temporários, sem conseguir precisar números concretos.
As escalas disponibilizadas no portal do SNS indicam ainda que estão abertos 129 serviços de urgência em todo o país, a que se juntam 30 de ginecologia e obstetrícia.
Para sábado está previsto o encerramento dos serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, Vila Franca de Xira e Santo André.
Está previsto o encerramento no sábado dos serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, em Almada, Vila Franca de Xira e Santo André, em Leiria. Estes serviços permanecem fechados no domingo, dia em que estarão também encerradas as urgências destas especialidades no Hospital São Bernardo, em Setúbal.
De acordo com o dirigente, foram reportadas “centenas ou milhares de reclamações” de cidadãos portugueses que se deslocaram a órgãos consulares para votar, mas encontraram os serviços “encerrados ou inválidos para a recolha de votos”.
Hoje vários estabelecimentos e estações de metro estarão encerrados em Lisboa. Também o trânsito estará condicionado.
Para Joana Amaral Dias, "o fecho das urgências, a diminuição dos centros de saúde e o aumento das grávidas estrangeiras, são três causas que estão provavelmente na origem" do aumento da mortalidade infantil.
"Ninguém pode dizer hoje que não está relacionado, mais do que com as urgências [encerradas], com a diminuição, nos últimos anos, daquilo que tem sido o investimento que precisamos de fazer, concretamente, no sistema público, na área materno-infantil", afirmou Ana Paula Martins.
Para sábado está previsto o fecho de sete serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia, nomeadamente nos hospitais de Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), São Bernardo (Setúbal), Vila Franca de Xira e Santo André (Leiria).