Sábado – Pense por si

Mário Centeno: "Hoje é um bom dia para Portugal"

Ministro das Finanças reagiu ao encerramento do Procedimento por Défice Excessivo em Bruxelas

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse hoje que este "é um bom dia para Portugal", saudando a decisão da Comissão Europeia de recomendar o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) aplicado a Portugal.

"Hoje é um bom dia para Portugal", disse Centeno aos jornalistas, reagindo a uma decisão que, considerou, "demonstra que as contas públicas em Portugal vão num sentido de uma consolidação que é sustentável e que é duradoura".

O país, adiantou, tem crescimento económico acima da média da zona euro, estando "a convergir, em termos económicos para a área do euro".

A Comissão Europeia decidiu hoje recomendar ao Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) aplicado a Portugal desde 2009.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.