Sábado – Pense por si

Centeno mantém meta de 0,2% em 2019 apesar de défice melhor que previsto

Mário Centeno defendeu que o saldo alcançado em 2018 permitiu ao Governo "alcançar os compromissos orçamentais pelo terceiro ano consecutivo, pela primeira vez na história da democracia portuguesa" e ainda "consolidar um estatuto de credibilidade, nunca antes atingido" e "mostrar à Europa que havia uma alternativa".

As fintas do Ronaldo das Finanças no Eurogrupo

Um ano depois, o balanço do mandato de Centeno não é tão favorável na Europa como em Portugal. A Grécia fez a "saída limpa", mas um vídeo polémico estragou a imagem. A reforma da Zona Euro avançou, mas ficou aquém dos objetivos. O confronto orçamental com a Itália resolveu-se, mas a fratura mantém-se. Certo é que a sua reputação internacional subiu ao ser escolhido o melhor ministro das Finanças da Europa.

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira as atenções estarão centradas na Reserva Federal, que deverá anunciar o quarto aumento dos juros este ano. Na Europa, Roma e Bruxelas deverão formalizar o acordo sobre o orçamento de Itália, pondo fim a semanas de incerteza.

Pela primeira vez regra dos 3% será cumprida em toda a Zona Euro

O mesmo dia em que, numa acção inédita, a Comissão Europeia rejeitou a proposta orçamental de um país da área do euro, foi também o dia em que Bruxelas pôde, pela primeira vez, regozijar-se com o facto de todos os membros da moeda única preverem ter um défice inferior a 3%.

Galp e Jerónimo Martins dão alívio ao PSI-20

Depois do sell-off a que se assistiu nas praças mundiais na última sessão, Lisboa e a Europa vêem um movimento de correcção. Por cá, Galp e Jerónimo Martins são os pesos pesados que mais animam o índice.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)