Sábado – Pense por si

Mais de duas mil pessoas fora do Fisco acedem à base de dados

01 de abril de 2015 às 11:55

A Comissão de Protecção de Dados acusa o Fisco de não ter controlo sobre a base de dados dos contribuintes. Além dos 12 mil funcionários do Fisco, há mais de duas mil pessoas de fora que acedem aos dados

Há pelo menos 12.156 utilizadores internos do Fisco com acessos às bases de dados e mais 2.302 utilizadores externos com os mesmos níveis de permissão. Se em relação aos primeiros não há mecanismos preventivos que permitam detectar acessos abusivos, em relação aos utilizadores externos é "praticamente impossível um controlo efectivo por parte da AT da actividade levada a cabo por estes utilizadores". O diagnóstico é da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) e consta da deliberação aprovada esta terça-feira, 31 de Março, na sequência de uma inspecção ao funcionamento das bases de dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.