Sábado – Pense por si

Maioria dos contribuintes só sentirá alívio no IRS em 2016

Jornal de Negócios 19 de janeiro de 2015 às 11:53

A redução de impostos para pensionistas e contribuintes sem filhos só se verificará em 2016 quando liquidarem o IRS de 2015

Não será ainda este ano que a grande maioria dos contribuintes sentirá um alívio fiscal no IRS que entrega mensalmente ao Fisco. Se é certo que as famílias com filhos, sobretudo as monoparentais, vão ter já um aumento do rendimento líquido de impostos, a maioria dos restantes contribuintes só vão registar os efeitos da reforma do IRS quando, em 2016, o Fisco proceder à liquidação do imposto, ou seja no momento do reembolso. Para já, as tabelas de retenção na fonte não contemplam qualquer redução ou, quando esta existe, não acompanha a previsível diminuição da taxa efectiva de imposto a suportar no final do ano.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.