Sábado – Pense por si

La Muela, a central espanhola que a Iberdrola quer imitar em Portugal

Leonor Riso, em Valência 15 de março de 2017 às 19:31

A empresa energética espanhola quer instalar um sistema de bombagem no Sistema Electroprodutor do Tâmega. Mas como funciona?

O caminho até ao depósito da barragem de La Muela, perto de Cortes de Pallás, Espanha, é sinuoso. Por isso, a paragem forçada devido a uma árvore caída no caminho, que obrigou vários jornalistas a sair de uma carrinha para a afastar, foi bem-encarada. A SÁBADO esteve em Espanha para conhecer a central hidroeléctrica de Cortes – La Muela, o que a Iberdrola pretende replicar no Sistema Electroprodutor do Alto Tâmega, cuja construção arrancou em 2014 e deverá terminar em 2023. Este complexo integra o Plano Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), e é composta pelos aproveitamentos de Gouvães, Alto Tâmega e Daivões. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.