A jornalista Lucília Galha venceu o prémio com a reportagem "Cancro: Os novos avanços da medicina", publicada a 5 de junho de 2025.
A jornalista da SÁBADO Lucília Galha conquistou o Prémio de Jornalismo LPCC/AstraZeneca que distingue trabalhos de excelência na área de Oncologia, anunciou esta quinta-feira, dia 10, a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O primeiro prémio foi entregue a Lucília Galha pela reportagem Cancro: Os novos avanços da medicina, publicada a 5 de junho de 2025 e onde são apresentadas algumas das mais recentes inovações no tratamento do cancro, como a imunoterapia e as células CAR-T.
O segundo prémio foi atribuído a Paula Rebelo, jornalista da RTP, pela reportagem Medicina de Precisão – Armas Personalizadas para a Sobrevivência, realizada com a repórter de imagem Soraia Maia e exibida a 13 de julho de 2025.
Os 12 trabalhos a concurso foram avaliados com base na sua relevância e impacto para o público, qualidade e rigor da informação, respeito pelos princípios éticos do jornalismo, originalidade da abordagem, nível de investigação e clareza da linguagem. Foram ainda valorizados o rigor científico e a pertinência dos conteúdos na área da Oncologia.
“Estes trabalhos demonstram como a inovação científica pode mudar vidas, mas também a importância de saber contar essas mudanças através das histórias das pessoas. Todos os trabalhos apresentados nesta edição deram um contributo relevante para uma informação mais rigorosa, esclarecedora e humana sobre o cancro, reforçando o papel essencial do jornalismo na aproximação entre a ciência, os doentes e a sociedade”, destacou Vítor Veloso, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Jornalista da SÁBADO vence Prémio de Jornalismo da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.