Galamba sobre bitcoin: "Para uns é um bem, para mim é catastrófica"

Galamba sobre bitcoin: 'Para uns é um bem, para mim é catastrófica'
Alexandre R. Malhado 22 de dezembro de 2017

Para o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS e porta-voz do partido, esta moeda virtual descentralizada, que em 2017 valorizou quase 1.900%, "não é viável em regimes monetários".

João Galamba é peremptório em relação à bitcoin: "É uma moeda que nao satisfaz todas as características que uma moeda deve ter". Para o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS e porta-voz do partido, esta moeda virtual descentralizada, que em 2017 valorizou quase 1.900%, "não é viável em regimes monetários".

"Apesar de ser usada como forma de pagamento, esta moeda virtual apresenta vários problemas que a inviabiliza", frisa à SÁBADO. "As flutuações de preço da bitcoin não são compatíveis com as de nenhum meio de pagamento. Sem uma estabilidade de preço e uma oferta elástica, as bitcoin não são uma unidade monetária viável num sistema capitalista", explica Galamba.

A volatilidade de preço da bitcoin e de outras moedas virtuais ficou bem patente em 2017. Se a bitcoin em Dezembro de 2016 valia 780 dólares (658 euros), um ano depois passou a valer 17.900 (15.102 euros). 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação