Sábado – Pense por si

Eurogrupo discute plano orçamental português

Leonor Riso
Leonor Riso 11 de fevereiro de 2016 às 08:34

Reunião dos ministros das Finanças da zona euro terá as conclusões da avaliação da troika e da Comissão Europeia em conta

O Eurogrupo irá hoje discutir o plano orçamental português para 2016, em Bruxelas. Na reunião dos ministros das Finanças da zona euro, serão consideradas as opiniões expressas pela Comissão Europeia quando aprovou o Orçamento do Estado para 2016, quando referiu que Portugal se encontrava em "risco de incumprimento" das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento, e as conclusões da terceira avaliação pós-programa de ajustamento. No início de Fevereiro, a troika considerou que o impacto de medidas como o aumento do salário mínimo teria de ser "cuidadosamente avaliado em relação ao seu impacto na estrutura salarial e nas perspectivas de emprego menos qualificado".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.