Sábado – Pense por si

Espanhola Nadia Calvino candidata a substituir Mário Centeno no Eurogrupo

25 de junho de 2020 às 08:31
As mais lidas

O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, considera que seria "uma honra para o Governo espanhol" se Nadia Calviño pudesse presidir ao Eurogrupo.

O Governo espanhol anunciou hoje a candidatura da sua ministra da Economia, Nadia Calvino, para substituir o português Mário Centeno na presidência do Eurogrupo.

"A vice-presidente económica do Governo, Nadia Calvino, será candidata à presidência do Eurogrupo, um órgão fundamental para a cooperação entre os membros da zona euro e para a construção de uma Europa mais forte e mais unida", segundo comunicado enviado às redações em Madrid.

Madrid informa ainda que "Espanha vai hoje formalizar a sua candidatura" e que o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, considera que seria "uma honra para o Governo espanhol" se Nadia Calviño pudesse presidir ao Eurogrupo, "uma responsabilidade que a Espanha nunca exerceu e que nunca foi exercida por uma mulher antes".

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.