Sábado – Pense por si

Don Tapscott: o apóstolo da tecnologia Blockchain

SÁBADO
SÁBADO 25 de outubro de 2018 às 19:33

Don Tapscott, presidente executivo do Blockchain Research Institute, é uma das principais autoridades do mundo sobre o impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. Em 2017, foi considerado o segundo dos 50 melhores pensadores na área e o melhor na área digital, segundo a consultora Thinkers50. Considera que o blockchain vai ser uma revolução igual ou superior à da internet.

Actualmente, Don Tapscott usa o vídeo "Amazing Starling Murmuration" para finalizar as suas apresentações públicas sobre o blockchain. Mostra milhares de estorninhos que se reúnem para formar uma nuvem para se protegerem dos depredadores num exemplo de liderança sem líder. "O murmuration funciona exactamente de acordo com os sete princípios do protocolo de confiança que apresentamos no meu livro sobre blockchain. A confiança não é alcançada pela presença de um intermediário. Não há intermediários. É alcançada pela colaboração e por um código. Há algum código entre os pássaros que prevê regras. Entre elas, não colidir com o outro. Há outras regras, como não se afastar demais. Há colaboração e interdependência. O interesse de cada pássaro está ligado aos interesses da nuvem como um todo. Esse é o fundamento da confiança", referiu à revista brasileira Época.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.