Sábado – Pense por si

Contratos de renda antigos ficam congelados definitivamente

O Governo está a estudar uma forma de compensar os senhorios pelos congelamentos definitivos das rendas.

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, revelou que os contratos de arrendamento mais antigos vão ficar, de forma definitiva, fora do actual regime de arrendamento. E promete que irá compensar os senhorios.

A medida visa a proteger os inquilinos, assegura a ministra em entrevista aojornal Público e àRenascença. Ao fim de mais de uma década de suspensão temporária da transição dos contratos de arrendamento anteriores a 1990 para o Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU), este congelamento vai tornar-se definitivo. A medida faz parte do pacote legislativo Mais Habitação e, como contrapartida, inclui uma compensação a ser paga aos senhorios pela não actualização das rendas.

O Executivo de António Costa está ainda a estudar a forma de compensação aos senhorios.

Artigos Relacionados

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.