CMVM recomenda cautela na distribuição de dividendos

Jornal de Negócios 14 de abril de 2020

A CMVM fez um conjunto de recomendações para os emitentes, nomeadamente no que respeita à distribuição de dividendos e remuneração dos órgãos sociais.

Num movimento inédito, a CMVM fez hoje um conjunto de recomendações aos emitentes no que respeita às cautelas e às justificações que devem prestar na distribuição de dividendos assim como no que pagarem aos órgãos sociais.

A CMVM recomenda, assim, que "eventuais propostas sobre distribuição de dividendos ou recompra de ações, algumas definidas em circunstâncias significativamente diferentes das atuais, sejam acompanhadas de fundamentação bastante, designadamente sobre a suficiência de disponibilidades de capital para o efeito num contexto de elevada incerteza, demonstrando alinhamento com os interesses de longo prazo da entidade e dos seus stakeholders". E pede as propostas de remuneração acionista sejam acompanhada de "qualidade informativa, de forma clara e compreensível".

 
A recomendação surge numa altura em que vão realizar-se um conjunto de assembleias gerais de cotadas que mantiveram a intenção de distribuir dividendos. A reunião da EDP realiza-se na próxima quinta-feira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais