Após a receção de contributos durante a consulta pública, a CTI vai elaborar o relatório final, incluindo as participações que revelem "racionalidade", "mérito", "oportunidade e pertinência técnica".
O período de consulta pública do relatório preliminar da comissão técnica independente (CTI) responsável pela avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, que apontou Alcochete e Vendas Novas como as duas opções viáveis, termina esta sexta-feira.
COFINA MEDIA
Inicialmente previsto decorrer até 19 de janeiro, o prazo para os interessados enviarem as suas pronúncias à CTI foi prolongado por mais cinco dias úteis, até esta sexta-feira, devido à época festiva do Natal e fim do ano.
Após a receção de contributos durante a consulta pública, a CTI vai elaborar o relatório final, incluindo as participações que revelem "racionalidade", "mérito", "oportunidade e pertinência técnica".
A CTI responsável pela avaliação estratégica ambiental para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa apresentou, em 05 de dezembro, o relatório preliminar, que servirá de base para a decisão do Governo sobre o novo aeroporto.
A comissão considerou que, das nove opções em estudo, Alcochete é a que apresenta mais vantagem, com uma primeira fase em modelo dual com o Aeroporto Humberto Delgado, passando depois para uma infraestrutura única na margem sul do rio Tejo.
Foi também considerada viável a opção de Vendas Novas, nos mesmos moldes, isto é, primeiro em modelo dual, passando depois para aeroporto único.
A ANA - Aeroportos e o consórcio responsável pelo projeto para um aeroporto em Santarém anunciaram que iriam participar na consulta pública.
No último caso, os promotores consideram que o seu projeto não foi bem avaliado pela CTI e a equipa liderada por Rosário Partidário não seguiu as recomendações para a União Europeia sobre as áreas de influência de um aeroporto, tendo a análise favorecido Alcochete e Vendas Novas.
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